Salvador está entre as cidades brasileiras mais promissoras do mundo, segundo aponta estudo da consultoria de gestão estratégica Kearney. A capital baiana é uma das seis capitais brasileiras citadas no levantamento, que é liderado por Nova York, seguida por Londres, Paris e Tóquio.
Além da capital baiana, estão na lista entre as capitais brasileiras São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O levantamento foi divulgado pelo Valor Econômico. O estudo mostra que Salvador melhorou em termos de conectividade e atividade dos negócios, o que levou às melhores avaliações.
No ranking geral, a capital baiana avançou 16 posições entre 2023 e 2004, saindo da 124ª para a 108ª posição. No total, o estudo aponta 156 cidades no mundo.
O estudo é baseado em 31 métricas, divididas em cinco grupos: volume de negócios, que representa 30% no indicador; capital humano, que determina outros 30%; enquanto a troca de informações ou conectividade das cidades têm peso de 15%; a experiência cultural responde por 15%; e o engajamento político, por 10%.
“O aumento do peso relacionado com as atividades de serviços contribuiu para a subida no ranking de várias cidades”, afirmou ao Valor o sócio da Kearney e porta-voz da consultoria no Brasil, ark Essle.
“Não significa que está mais fácil fazer negócios no Brasil do que antes. Mas, com a gradual reversão da globalização, algumas cidades brasileiras têm aumentado as suas conexões e a qualidade dos serviços e se aproximado de outras cidades internacionais”, acrescenta.