A Bahia está entre os destinos turísticos mais procurados pelos turistas brasileiros em 2021, segundo uma pesquisa do Ministério do Turismo e do IBGE, e no mês de julho, durante as férias escolares, os moradores do sudeste do país aproveitam o período de descanso para visitar o estado e fugir do frio.
Ainda segundo a pesquisa publicada pelo portal g1 Bahia, divulgada na quinta-feira (7), praticamente uma em cada 10 viagens (9,5%) feitas no país tiveram como destino as cidades baianas. O estado também aparece entre os dez onde houve maior gasto em viagens com pernoites, totalizando R$ 1,1 bilhão arrecadado no período.
Salvador, além dos distritos de Trancoso, Caraíva e Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro, e o Parque Nacional Marinho de Abrolhos , no extremo sul do estado, estão entre os escolhidos pelos visitantes.
O g1 preparou uma reportagem sobre a expectativa do turismo para essas cidades, dicas para ajudar no roteiro das viagens e um passo a passo de como chegar a alguns dos destinos paradisíacos.
Salvador é um dos principais destinos do estado e o Pelourinho, declarado Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco, é um deles.
O Centro Histórico da capital baiana, onde fica o Pelourinho, conta com mais de 800 prédios construídos nos tempos do Brasil Colônia. Também oferece o melhor da gastronomia baiana e muitos lugares para deixar a viagem registrada em foto.
A capital baiana também possui o maior elevador público do país. O Elevador Lacerda liga a Cidade Baixa (na região do Mercado Modelo) à Cidade Alta, e quem passa por ali pode se encantar com uma das vistas mais privilegiadas da cidade: a Baía de Todos-os-Santos.
Salvador ainda tem como ponto turístico o Farol da Barra, o queridinho dos soteropolitanos e dos visitantes.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Andrea Mendonça, a expectativa é que Salvador continue entre os destinos mais procurados em qualquer época do ano.
“A Prefeitura tem investido bastante em ações de marketing digital divulgando a cidade, qualificação dos trabalhadores ligado ao setor de turismo, entrega de equipamentos culturais, dentre outras ações. Nossa meta é se tornar o destino mais visitado pelo turista nacional e internacional,” afirmou.
Itaparica
Do lado de Salvador está a ilha de Itaparica, que além da beleza, guarda a memória da história por ter sido um local importante nas batalhas da Independência do Brasil na Bahia. A ilha era um local estratégico, porque era onde entravam as tropas portuguesas.
Hoje, a ilha é um dos locais preferidos dos baianos para a época de férias. A praia mais famosa é a Ponta de Areia, que conta com boa estrutura e é excelente para os banhistas.
Os turistas também podem fazer o passeio para a Ilha dos Frades, na Praia de Cacha Pregos, é considerada uma das melhores. Uma parada obrigatória para os visitantes que desejam conhecer um pouco mais a culinária local é o restaurante Manguezal.
Região Metropolitana
Bem pertinho da capital, a pouco menos de 50 km, encontra-se a cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
Recheada de praias e de locais famosos, o destino abriga a Vila de Arembepe. Com um ambiente hippie, o local oferta as praias de Barra do Jacuípe, Guarajuba, Itacimirim e Jauá.
Para quem ama surf, a Praia do Japonês é a ideal. O acesso é considerado fácil, com estradas assaltadas e boa infraestrutura, como quiosques e petiscos servidos todos os dias do ano.
Porto Seguro
O extremo sul da Bahia tem alguns dos destinos mais procurados no estado durante o mês de julho. Em Porto Seguro, os distritos famosos, Trancoso, Caraíva e Arraial D’Ajuda são os preferidos para quem busca fazer turismo estudantil (festas), rural, conhecer praias ou até mesmo aproveitar a natureza.
“Geralmente o mês de julho aquece da segunda quinzena pra frente. A gente consegue chegar entre 60% e 70% de ocupação hoteleira”, disse o secretário de Turismo e vice-prefeito da cidade, Paulo Cesar Onishi.
A malha aérea para o mês de julho é de 894 voos, de acordo com dados passados pelo secretário de Turismo. A notícia anima, já que a área é a que mais impulsiona a economia do município.
Seis cidades ganharam voos diretos para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro neste ano. Destinos como Joinville (SC), Araçatuba (SP), Cascavel (PR), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO) venderam todos as passagens para o período.
Porto Seguro recebe desde turistas que procuram hotéis de luxo à aquelas pessoas que pegam um avião com o sonho de conhecer a praia.
“Porto Seguro é para todos os gostos, por isso que chamam ela de ‘terra mãe do Brasil’. Abraça todo mundo”, afirmou o secretário de Turismo.
A Secretaria Municipal de Turismo está em finalização de um estudo para saber a expectativa de arrecadação com no período de férias escolares, no sudeste. No entanto, acredita que os turistas devam deixar cerca de R$ 250 milhões na cidade.
Também no mês de julho, a capacidade de contratação de novos funcionários deve aumentar em pelo menos 30%. “Muita gente começou a contratar em junho para ter a mão de obra treinada para julho”, contou Paulo Onish.
E que tal conhecer Trancoso?
Trancoso é um destino turístico muito frequentado por artistas brasileiros. Em outubro do ano passado, Ivete Sangalo e o marido Daniel Cady passaram férias no local.
Na oportunidade, a cantora dividiu um showzinho em um bar com Elba Ramalho, que atualmente reside em Trancoso, e Rogério Flausino, líder da banda mineira Jota Quest.