Salvador espera receber mais de 3,4 milhões de turistas nesta próximo verão, que começa no dia 21 de dezembro. O número é 6% superior em relação a 2020, antes da pandemia. As projeções indicam que a receita deverá superar em 15% em relação à última alta temporada, chegando a R$7,4 bilhões. Os dados são do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Antes mesmo do início da nova estação, já é possível notar que o fluxo de pessoas tem aumentado nos principais pontos turísticos da cidade.
A pesquisa também traz dados sobre a movimentação aérea da cidade. Entre dezembro deste ano e março de 2025, a expectativa é que mais de 18 mil pousos e decolagens devem acontecer no Aeroporto Internacional de Salvador. A previsão é que mais de 2,6 milhões de passageiros passem pelo aeroporto, caso os índices de ocupação das aeronaves se mantenham inalterados em relação à média anual.
“A expectativa do turismo em nossa cidade ultrapassar os números pré-pandemia, além de ser um marco simbólico, representa também a certeza de que estamos no trabalhando na direção certo”, afirmou o secretário municipal de turismo, Pedro Tourinho.
De janeiro a outubro deste ano, a receita turística estimada em Salvador cresceu 56% em relação ao mesmo período do ano passado, e ultrapassou os R$16 bilhões. Os dados representam os valores gastos exclusivamente pelos turistas na cidade.