quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de busca e apreensão da PF
quarta-feira 19 de maio de 2021 às 06:58h

Salles e Ministério do Meio Ambiente são alvos de busca e apreensão da PF

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é alvo na manhã desta quarta-feira (19) de uma operação que investiga exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa.

Ao todo, 160 policiais federais cumprem 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo. O G1 tenta contato com a defesa do ministro e apura a identidade dos demais alvos.

Segundo o G1 e a Folha, os mandados foram autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Além das buscas, a Corte determinou o afastamento preventivo de dez agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Ministério do Meio Ambiente (MMA). A reportagem também tenta posicionamento dos órgãos.

Além disso, o STF determinou a suspensão imediata da aplicação de um despacho, emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação.

“Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”, informou a PF.

As investigações iniciaram em janeiro, segundo a Polícia Federal, a partir de informações “obtidas de autoridades estrangeiras” que noticiavam um “possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira”.

Veja também

Governo lança contratação para reconstruir passagem entre Maranhão e Tocantins

Como forma de assegurar o restabelecimento das condições de fluxo entre os municípios de Estreito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!