O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou nesta segunda-feira (27) que viajará para a China, apesar do cancelamento da ida do presidente Lula. Com isso, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) assumirá o comando da gestão da Bahia, conforme publicou Daniel Serrano, do BNews.
O vice-governador tem a responsabilidade de substituir o governador nos casos em que este se ausente do cargo, como questões de doença ou de uma viagem.
Com a viagem de Jerônimo à China, caberá a Geraldo Júnior assumir as funções políticas do petista, como tratar de questões envolvendo Infraestrutura, Segurança e Educação, além do dialogo com deputados estaduais e prefeitos do interior do estado.
“Estou muito tranquilo para substituir o governador Jerônimo que vai à China buscar novos investimentos para a Bahia. Aqui iremos continuar atuando de forma pactuada e respeitosa com o governador, seguindo suas diretrizes e ações que nos forem por ele delegadas”, afirmou Geraldo ao BNews.
Quando o vice assume o posto de governador, não há, consequentemente, substituto para a vice-governadoria. Portanto, há previsão legal de ordem sucessória apenas para o cargo de governador.
As agendas do governador em exercício serão seguidas e determinadas pela equipe da governadoria, que prepara e despacha com ele os compromissos oficiais.
“Assim será feito, seguiremos à risca os protocolos. Afinal de contas, se o governador segue essas disposições, não poderia fazer diferente comigo no cargo”, pontuou Geraldo.