O telefone toca e fica mudo quando você atende. Ao responder, uma voz programada começa um diálogo onde oferece algum produto ou serviço, na maioria das vezes indesejado.
Muitos que sofrem com problemas de ligações de telemarketing não conseguem resolver essa questão, já que quase nunca seus contatos são retirados da lista. Mas há alguns caminhos para que você deixe de receber as indesejadas ligações.
O primeiro deles é entrar em contato com a sua operadora de telefonia. Anote todos os números indesejados que te ligar, os horários e também o protocolo que o seu primeiro atendimento gerou. Caso essa primeira abordagem não funcione, tente contato com a ouvidoria da companhia.
Se não houver resolução do problema, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem um canal para esse tipo de reclamação. Você pode registrá-la aqui. Ao receber a reclamação, a Anatel a encaminha para a sua operadora, que tem até dez dias para responder.
Outra forma de denunciar é no site consumidor.gov.br. Pesquise se a empresa reclamada consta no sistema. Após isso, é preciso registrar a reclamação no site, onde a empresa pode responder a sua reclamação e pedir mais informações. Por fim, depois da posição final da empresa, é possível registrar a queixa como resolvida ou não resolvida.
Por fim, também há a plataforma Não me perturbe. Depois de fazer um cadastro no site, é possível selecionar as empresas que você não quer mais receber contatos. Também há a opção de marcar todas do sistema. Se ao fim do prazo estabelecido você continuar recebendo as ligações, uma reclamação formal pode ser feita no site.