quinta-feira 21 de novembro de 2024
Home / DESTAQUE / Sabia que o ‘Dia das Mães’ surgiu pela política; Leia mais

Sabia que o ‘Dia das Mães’ surgiu pela política; Leia mais

domingo 13 de maio de 2018 às 07:36h

A história da comemoração do dia das mães tem origem em maio de 1905, no Estado de Virgínia Ocidental, EUA. A jovem Anna Jarvis foi a responsável por instituir o segundo domingo de maio como a data da comemoração. Com a morte de sua mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, em 1905, Anna decidiu organizar um dia para homenagear a mãe e valorizar o papel da figura materna na família.

Anna era ligada à Igreja Metodista e, em 10 de maio de 1908, reuniu outras mulheres e celebrar um culto em homenagem às mães. O tema chamou a atenção dos governantes do estado e os políticos da época perceberam que a cada ano que passava, mais pessoas se reuniam em maio para lembrar o dia de todas as “mães”. Com isso, a primeira celebração oficial não demorou de acontecer. Dois anos após os lideres políticos tomarem conhecimento das reuniões de Anna, no dia 26 de abril de 1910, o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou oficialmente a data ao calendário comemorativo do estado.

Com grande repercussão pelo evento anual que Anna criou, diversos outros políticos dos estados norte-americanos também aderiram à comemoração. Foi ai que em 1914, o governo federal dos EUA oficializou a comemoração da data em todo o país e Anna Javis ficou conhecida internacionalmente como patrona do dia das mães.

Já no Brasil, o primeiro dia das mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, no dia 12 de maio de 1918. E foi só em em 1932 que Getúlio Vargas, então presidente do país, oficializou a celebração no Brasil.

Primeiro ‘Dia das Mães’ celebrado no Brasil foi em Porto Alegre em 1918.

Veja também

Governador dialoga com futuros gestores de agroindústrias familiares baianas

Como parte das estratégias de fortalecimento da agricultura familiar da Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!