A fim de eliminar e minimizar os efeitos causados pelas chuvas que atingem a capital baiana, o vereador Sabá (DC) propôs ao prefeito ACM Neto a prorrogação em caráter emergencial por mais três meses da Operação Chuva.
Conforme o vereador apresentou na Indicação N° 439/2020, o pedido de prorrogação é devido à continuidade das demandas nas comunidades carentes na cidade do Salvador. O objetivo é preparar, de forma mais completa e organizada, esses bairros para enfrentar o período chuvoso.
Operação
A Operação Chuva é dividida em duas etapas. Uma delas é a Preparatória, que corresponde à intensificação das ações preventivas. A outra etapa, de Alerta, prevê a adoção de ações de monitoramento e resposta a situações de risco ou desastre durante o período de vigência da operação.
Sob a coordenação geral da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis) e coordenação executiva da Defesa Civil de Salvador (Codesal), aoperação envolve diversos órgãos municipais e entidades parceiras, dentro do Sistema Municipal de Defesa Civil (SMDC).