quarta-feira 25 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Rússia impõe restrições à exportação de combustíveis, elevando preocupações globais
domingo 24 de setembro de 2023 às 11:38h

Rússia impõe restrições à exportação de combustíveis, elevando preocupações globais

MUNDO, NOTÍCIAS


A Rússia implementou uma proibição indefinida à exportação de gasóleo e gasolina para a maioria dos países, uma medida que poderia afetar o fornecimento de combustível antes do inverno e agravar a escassez global. O decreto governamental, assinado pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, visa estabilizar os preços dos combustíveis no mercado interno.

A proibição, que entrou em vigor imediatamente e se aplica a todos os países, exceto quatro antigos estados soviéticos, não possui uma data de término definida. Os países isentos da proibição incluem Bielorrússia, Cazaquistão, Armênia e Quirguistão, todos membros da União Econômica Eurasiática liderada por Moscou.

A Rússia é uma das maiores fornecedoras globais de diesel e petróleo bruto. A incerteza em torno da duração da proibição e as preocupações com a oferta global de diesel já em níveis baixos levaram a flutuações nos preços do petróleo.

Analistas de energia destacam a falta de clareza na declaração russa e alertam para o potencial de Moscou utilizar o fornecimento de combustíveis como ferramenta de pressão, especialmente à medida que se aproxima o inverno.

Warren Patterson, chefe de estratégia de commodities do ING, considera que a proibição russa às exportações de combustíveis é um grande desenvolvimento antes do inverno no Hemisfério Norte, que normalmente veria uma recuperação sazonal na demanda.

Callum Macpherson, chefe de commodities da Investec, enfatiza que a proibição pode ter implicações geopolíticas, lembrando interrupções anteriores no fornecimento de gás russo à Europa. Ele sugere que a medida pode ser uma extensão da política russa de utilizar energia como uma ferramenta de influência.

Veja também

‘É injustiça tachar Forças Armadas de golpistas’, diz nova presidente do Superior Tribunal Militar

A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha, afirmou que é injusto chamar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!