A Rússia começou a implantar navios táticos armados com armas nucleares no Mar Báltico pela primeira vez nos últimos 30 anos, disse o Serviço de Inteligência Norueguês em seu relatório anual .
“A parte principal do potencial nuclear está nos submarinos e navios de superfície da Frota do Norte”, observou a inteligência norueguesa.
Os navios de guerra da Frota do Norte foram regularmente para o mar com armas nucleares durante a era da Guerra Fria, mas esta é a primeira vez que a moderna Federação Russa faz o mesmo, acrescentou o relatório.
Embora a Rússia também tenha capacidades submarinas, armas anti-satélite e capacidades cibernéticas que podem ameaçar a Noruega e a aliança militar da OTAN, as armas nucleares táticas são “uma ameaça particularmente séria em vários cenários operacionais nos quais os países da OTAN podem estar envolvidos”, disse o relatório.
A inteligência norueguesa também observou que uma escalada de uma guerra localizada em um conflito mais amplo envolvendo os Estados Unidos, a OTAN e a Noruega não pode ser descartada.
A agência avaliou que, embora a Rússia mantenha, modernize e desenvolva seu arsenal nuclear, não são esperadas mudanças significativas na doutrina nuclear russa nos próximos anos.