Desde o começo do conflito na Ucrânia, o chefe da corporação estatal russa Roscosmos, Dmitry Rogozin, parece querer “mandar uma mensagem” para os Estados Unidos, em resposta às sanções aplicadas à Rússia.
Recentemente, um ‘estranho’ vídeo foi divulgado pela agência de notícias estatal russa RIA Novosti, em que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) se desfaz depois que os cosmonautas russos saem de lá.
Há algumas semanas, Rogozin dirigiu comentários em tom de ameaça aos Estados Unidos após Joe Biden aplicar sanções à Rússia no começo das invasões à Ucrânia.
Russian gov't-controlled RIA Novosti @rianru posted a video on Telegram made by @Roscosmos where cosmonauts say goodbye to Mark Vande Hei on #ISS, depart, and then the Russian segment detaches from the rest of ISS. @Rogozin is clearly threatening the ISS program. #NASA #Ukraine pic.twitter.com/fj2coK1xR1
— NASA Watch (@NASAWatch) March 5, 2022
“Se vocês bloquearem a cooperação conosco, quem evitará que a ISS realize uma desorbita descontrolada e caia nos Estados Unidos?”, indagou o chefe da agência espacial russa no Twitter.
De acordo com o portal de notícias espaciais Nasa Watch, em uma postagem na rede social, o vídeo se trata de uma óbvia ameaça do chefe da Corporação Espacial Estatal Russa à ISS e à colaboração espacial entre países no desenvolvimento do posto.
“A RIA Novosti, controlada pelo governo russo, postou um vídeo no Telegram, feito pela Roscosmos, no qual os cosmonautas se despedem de Mark Vande Hei na ISS, saem de lá, e os russos se separam do resto da ISS”, afirma a página no Twitter.