O governador Rui Costa criticou o presidente Jair Bolsonaro e o acusou de manter o ambiente de guerra das eleições. Em entrevista publicada no Valor Econômico, ele indicou que os governadores devem tentar manter diálogo direto com o Congresso Nacional se não conseguirem contato com o Palácio do Planalto.
Para Rui, o governo Bolsonaro deveria estar disposto a promover a união. “A minha sensação é que eles estão tentando governar com a mesma beligerância e o mesmo ambiente de guerra que foi a campanha”, disse o governador da Bahia. Ele disse ainda que está “imensamente preocupado” com a postura do presidente.
Segundo Rui, a conversa direta com o Congresso seria uma alternativa para buscar a sobrevivência dos Estados. “Se o ambiente for esse, cada um vai buscar se virar como pode. Os governadores, se não encontrarem como não encontramos até aqui um diálogo com o governo, vamos buscar dialogar direto com o Congresso Nacional”, declarou.
Nesta terça (26), Rui e outros governadores se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a reforma da Previdência. Ainda de acordo com o Valor Econômico, ele avaliou que os representantes do governo federal “têm uma postura às vezes de arrogância, agressiva”.