O deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do DEM, afirmou nesta última quarta-feira (25) que a ida do governador Rui Costa (PT) para uma visita às obras do Porto Sul, em Ilhéus, foi “somente para sair na foto”. Azi lembrou que o investimento no projeto é integralmente privado e destacou que o porto foi viabilizado graças ao governo federal, que autorizou a implantação do terminal.
“O governo do estado não investiu um centavo nesse empreendimento, que será, sem dúvidas, fundamental para o desenvolvimento da Bahia. Este porto é um terminal de uso privado (TUP), cuja autorização é dada exclusivamente pelo governo federal. Ou seja, Rui só foi ao Porto Sul para sair na foto, porque o investimento é todo privado e a autorização foi dada pela União”, disse Azi.
“Inclusive, é importante lembrar que o porto depende da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste Leste), que é uma concessão federal viabilizada no governo Bolsonaro e com leilão marcado para o primeiro semestre de 2021. Em suma, a viabilidade do Porto Sul é graças ao governo federal”, complementou o deputado.
Azi criticou, ainda, a postura do governador, “que novamente tenta se apropriar de obras federais para dizer que são suas”. “Vale lembrar do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que teve 93,47% das intervenções bancadas pelo governo federal e foi entregue no ano passado. O governador tentou se apropriar, mas foi desmascarado. Ainda assim, ele insiste em ‘pongar’ em obras do governo federal”, afirmou.