O governador Rui Costa (PT) e o senador Jaques Wagner (PT) viajam nesta terça-feira (15) segundo o Bahia Notícias, para encontrar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sede do Instituto Lula, em São Paulo (SP).
O principal assunto segundo a publicação, será a formação da chapa majoritária do governo para as eleições estaduais baianas.
Segundo o Bahia Notícias, Rui quer ser o candidato ao Senado, mas teria que compensar o senador Otto Alencar (PSD), que quer disputar a reeleição, de alguma forma.
Além disso, tem que resolver o impasse com João Leão (PP) governando a Bahia por 9 meses, já que Rui teria que renunciar em maio para concorrer nas eleições – o vice-governador pode virar ministro de Lula, caso não seja o candidato a governador.
Por isso, na reunião desta terça, Lula entraria como uma espécie de árbitro para tentar equacionar o problema, que envolve a vontade do próprio Rui e do entorno dele, a construção da chapa de Jaques Wagner e a manutenção da aliança com PSD e PP, que ficariam em posição desconfortável com a predominância dos petistas na duas principais vagas da composição majoritária.
O vice-governador João Leão (PP) se coloca como pré-candidato ao governo, a vice ficaria com o PSD e Rui completaria a chapa para disputar o Senado. Mandato de Wagner vai até 2026, mas o parlamentar também estaria cotado para ser ministro em um eventual governo Lula.