Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM), inauguraram uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Salvador, para reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana e será gerido pela prefeitura de Salvador.
Estiveram presentes, secretários municipal e estadual de saúde, respectivamente Léo Prates e Fábio Vilas-Boas, demais autoridades e imprensa.
O CAPS, que é constituído por uma equipe multiprofissional, atua com uma ótica interdisciplinar e realiza, prioritariamente, atendimento a pessoas de todas as idades com transtornos graves e persistentes. O atendimento também inclui pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial, sendo substitutivo ao modelo asilar. As unidades são instaladas em cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
O novo serviço será implantado em etapas. Num primeiro momento, funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira; a partir de fevereiro, o atendimento será ampliado para os sábados, domingos e feriados; e, a partir de março, atuará com capacidade máxima de forma ininterrupta, em regime 24 horas.