Considerados os dois principais cabos eleitorais para o pleito do ano que vem, o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) participam do cortejo da festa mais popular da Bahia, a Lavagem do Bonfim.
Tudo começa após a missa realizada em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, às 8h. A caminhada com destino à Colina Sagrada deve começar por volta de 9h30.
Este é o termômetro para a eleição municipal que só acontece em 2020, mas já começa a medir a popularidade dos possíveis candidatos desses gestores na Lavagem do Bonfim deste ano de 2019.
O prefeito ACM Neto busca viabilizar ao menos dois nomes do seu grupo político para a sua sucessão. Até o momento, o nome do vice-prefeito Bruno Reis (DEM) e o do vereador e deputado estadual eleito Leo Prates (DEM) despontam como principais apostas. Mas recentemente também vem sendo ventilado o nome de Geraldo Júnior (SD), novo presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e que estaria se articulando.
Do lado do governador Rui Costa, o cenário possui mais nomes e consequentemente, muito mais especulações. Até o momento, já foram cogitados os nomes do deputado federal Cacá Leão (PP) e do deputado estadual eleito federal, Pastor Sargento Isidório (Avante). Há ainda uma sinalização para o nome do presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, que já integrou a gestão de ACM Neto. Walter Pinheiro, senador no fim do mandato eletivo, também já demonstrou interesse em concorrer ao Executivo soteropolitano. Além da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) e do secretário de Saúde do estado, Fábio Villas Boas.