domingo 23 de fevereiro de 2025
O ministro da Casa Civil, Rui Costa. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / Mundo / MUNDO / Rui Costa terá que explicar doação brasileira à Cuba
quinta-feira 15 de fevereiro de 2024 às 18:54h

Rui Costa terá que explicar doação brasileira à Cuba

MUNDO, NOTÍCIAS


O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), 2º vice-presidente da Câmara, apresentou nesta quinta-feira (15) segundo Wilson Lima, do O Antagonista, um pedido de explicações ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a doação de 125 toneladas de leite do governo brasileiro para Cuba.

Na segunda-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores informou que além do leite em pó, também serão enviados ao país nas próximas semanas carregamentos com arroz, milho e soja.

Sóstenes, no pedido de informação, questiona aspectos como “critérios utilizados para a seleção de Cuba como destino específico para o envio desses alimentos” ou “impacto esperado desse envio de alimentos na segurança alimentar e nutricional” para Havana.

“Há algum tipo de contrapartida?”

“Há algum tipo de contrapartida ou acordo estabelecido com o governo de Cuba em troca desse envio de alimentos?”, questiona o parlamentar. “Como será realizada a supervisão e o monitoramento da distribuição dos alimentos uma vez que cheguem a Cuba? O governo brasileiro ou alguma organização internacional terá um papel ativo nesse processo?”, reitera Sóstenes.

Segundo o governo brasileiro, no final de 2023, Brasil, Emirados Árabes Unidos e Cuba pactuaram, durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), uma iniciativa para promover a segurança alimentar e nutricional na América Latina, fornecendo recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis.

Em nota, o Itamaraty afirmou que “a operação conjunta tripartite alinha-se ao espírito da proposta da presidência brasileira do G20 de estabelecer uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”.

O motivo da doação, segundo o Itamaraty, é “promover a segurança alimentar e nutricional da América Latina, fornecendo recursos para a produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis”.

Há aí uma evidente contradição, pois o governo petista admite que há fome em Cuba, ao mesmo tempo em que enaltece as maravilhas do modelo comunista.

Veja também

Brasil tem dezenas de militares presos sob custódia com alguns de alta patente

Dados das Forças Armadas apontam que o país tem, atualmente, um total de 162 presos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!