quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Rui Costa nega que Abin possa voltar para o GSI
sábado 27 de maio de 2023 às 08:03h

Rui Costa nega que Abin possa voltar para o GSI

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O ministro da Casa Civil, Rui Costa, negou que o retorno da competência da “coordenação de atividades de inteligência” ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) vá influenciar no local da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no organograma do governo.

A Medida Provisória (MP) da Esplanada foi aprovada em comissão mista na última quarta-feira (24) devolvendo essa competência ao GSI.

Deputados favoráveis à medida sustentam segundo a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, que a consequência da mudança no texto é devolver a Abin aos militares. O relator da MP, Isnaldo Bulhões, do MDB de Alagoas, porém, diz que o texto trata apenas de competências, não de onde devem ficar órgãos específicos.

À coluna, o ministro Rui Costa negou que a MP respalde um retorno da Abin ao Gabinete de Segurança Institucional. Dentro da Abin, a posição é a mesma. Integrantes da agência entendem que a MP se refere a “coordenação” da inteligência, e não à agência especificamente.

O governo Lula transferiu a agência para a Casa Civil em março, em parte por causa do desgaste na relação com os militares no 8 de janeiro.

Embora tenha perdido a Abin, o GSI mantém o controle sobre o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin), que integra as ações de inteligência federais. O novo desenho da MP dificulta que o governo migre essa área para a Casa Civil, por exemplo, como estava em estudo.

Veja também

Policial preso por planejar morte de Lula trabalhou para PT da Bahia

Preso por suspeita de envolvimento em um suposto plano para matar o presidente Lula da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!