Segundo o jornal Tribuna da Bahia, lideres petistas parece que não participarão este ano da Lavagem do Bonfim. Rui Costa, Jaques Wagner e até Lula, que pretendia caminhar a pé até a colina sagrada, não deverão comparecer de acordo com a coluna Raio Laser.
A publicação relembra que Lula havia sido convidado pelo presidente estadual do PT, Éden Valadares. “Uma série de agendas em São Paulo foi marcada por conta da posse do Diretório Nacional do PT – Partido dos Trabalhadores, que acontecerá no dia seguinte (17). Lula não estará pessoalmente, mas sim no peito, na cabeça e na voz da nossa militância que seguirá defendendo Lula Livre, Lula Inocente, Lula Presidente!”, disse Éden pelo Twitter. O governador também não deve ir à festa, que acontecerá sob sol escaldante, porque se recupera de uma cirurgia.
Além de Rui Costa, o senador Jaques Wagner (PT) também não confirmou presença na festa que marca o termômetro político na capital baiana, principalmente, em ano de eleição. Wagner fez uma cirurgia oftalmológica na última segunda (6) e fará uma nova consulta na próxima semana para saber se pode ser liberado a comparecer na Lavagem, do que muitos duvidam.