O governo publicou no “Diário Oficial da União” as mudanças no Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Entre outros nomes, Bento Albuquerque, José Carlos Aleluia e Adolfo Sachsida foram exonerados. Já entre os nomeados estão Fernando Haddad, Rui Costa e Esther Dweck. O salário de um conselheiro fica em R$ 30 mil mensais.
As mudanças, assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram publicadas na edição desta quinta-feira (6). As informações são do portal g1.
Foram cinco exonerações de nomeadas ou reconduzidos ao cargo durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL):
- Bento Albuquerque – ex-ministro de Minas e Energia;
- Cida Borghetti – ex-governadora do Paraná;
- Célio Faria Júnior – ex-ministro da Secretaria de Governo;
- Adolfo Sachsida – ex-ministro de Minas e Energia;
- José Carlos Aleluia Costa (ex-deputado federal pela Bahia).
Foram nomeados:
- Alexandre Silveira de Oliveira – ministro de Minas e Energia;
- Fernando Haddad – ministro da Fazenda;
- Esther Dweck- ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos;
- Rui Costa dos Santos – ministro da Casa Civil.
A Itaipu é uma entidade binacional que tem como partes a brasileira Eletrobras e a paraguaia ANDE (Administración Nacional de Eletricidad). A usina é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos.
O Conselho de Administração da binacional de energia é formado por integrantes brasileiros e paraguaios. Pelas regras, uma das vagas é ocupada pelo ministro de Minas e Energia do Brasil. Os membros se reúnem seis vezes por ano e, como atribuições, decidem sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais, entre outras.