O ex-ministro e ex-deputado federal Geddel Vieira Lima em seu perfil nas redes sociais saiu em defesa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), no que diz respeito às críticas segundo João Guerra, do bahia.ba, que o ex-governador tem recebido de que não estariam exercendo bem o seu trabalho de articulador político em Brasília.
Geddel lembrou a sua trajetória e de sua família em cargos em Brasília e lembrou o quão é difícil agradar a todos. “Meu pai foi deputado 20 anos. Eu fui deputado por 20 anos. Meu irmão exerceu 8 anos de mandato. Fui ministro de Estado, com sala no Planalto, e cuidando da Articulação Política. Conheço o Parlamento e sua natureza. É próprio de quem tem que renovar o mandato de 4 em 4 anos cobrar sempre mais recursos para suas bases, buscar crescentes espaços de poder”, analisa o ex-parlamentar.
O ex-ministro do governo Michel Temer (MDB) argumentou ainda que a cidade-sede dos Poderes da República é difícil até mesmo para quem já a conhece há muitos anos, para quem vive lá há poucos meses, como é o caso de Rui, pode se tornar ainda mais desafiador. Geddel, contudo, coloca a culpa das dificuldades que a gestão Lula anda tendo no Congresso é pela insistência do governo em tentar pautar projetos que já foram discutidos pelos deputados e senadores há pouco tempo.
“Mesmo para quem conhece profundamente o Congresso, é difícil transitar ali em céu de brigadeiro. O erro do governo é está insistindo em pautas que foram apreciadas pelo Congresso há poucos anos e que não contam com o respaldo majoritário da população e portanto do Congresso, sendo assim, e é assim, não tem articulador que dê certo. O Rui é ‘cintura dura’, mas são injustas grande partes das críticas que lançam sobre ele”, avalia.