O governador Rui Costa (PT) e o prefeito Burno Reis (DEM) comemoraram o início da vacinação contra a Covid-19 na Bahia, que começou nesta terça-feira (19), às 7h, nas Obras Sociais Irmã Dulce. Quatro pessoas receberam as primeiras doses da Coronavac, doença desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.
Quatro pessoas foram vacinadas na cerimônia. A primeira delas foi Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, uma enfermeira de 56 anos, que trabalha no Instituto Couto Maia.
Em seguida, a idosa Lícia Pereira Santos, de 83 anos, foi imunizada. Depois foi a vez de uma representante indígena, Deisiane Tucha, da cidade de Rodelas, e de Wenderson Barbosa, médico do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Para este primeiro dia de vacinação, as gestões municipal e estadual pretendem imunizar cerca de duas mil e quinhentas pessoas, entre idosos abrigados em instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde.
“Não deixa de nos emocionar. A partir de hoje podemos enxergar uma luz no fim do túnel. Gostaria de agradecer, sublinhar e destacar a importância da parceria entre os homens, da humanidade, da solidariedade, entre os países e nações. Muitas vezes somos estimulados a pregar ódio e intolerância, rancor e preconceito de cor e entre o povo. Nesse momento de sofrimento da humanidade, a gente vê o quanto é importante a solidariedade humana”, afirmou Rui, em cerimônia ao lado do prefeito Bruno.
“Somos todos seres humanos. Nesse tempo tão difícil que estamos vivendo, em uma casa religiosa, temos que destacar a humanidade”, disse o governador.
“Vamos iniciar em Salvador um feito histórico e levaremos a proteção da vida ao soteropolitanos”, disse Bruno