sexta-feira 24 de janeiro de 2025
Foto: João Brandão / Bahia Notícias
Home / DESTAQUE / Rui apresenta consórcio de governadores do nordeste a Lula
quinta-feira 14 de novembro de 2019 às 12:19h

Rui apresenta consórcio de governadores do nordeste a Lula

DESTAQUE, POLÍTICA


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), apresentou, nesta quinta-feira (14), o Consórcio do Nordeste ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Wish Hotel Bahia, no Campo Grande, em Salvador. Segundo ele, a exposição foi um pedido do próprio ex-chefe do Palácio do Planalto.

De acordo com Rui, o consórcio é uma forma de “compartilhar estratégias de avanço na educação, saúde, infraestrutura leve e de baixo custo operacional”. “Fizemos a primeira licitação de remédios. A primeira compra do Nordeste. Dentre os menores preços, conseguimos redução de 30% na compra coletiva. Agora é a compra equipamentos, ferramentas da área de gestão e finanças”, disse.

Rui declarou ainda que, do ponto de vista da saúde pública, “o investimento no Nordeste hoje representa o maior volume na saúde pública brasileira”. “Nordeste está andando com suas próprias pernas”, pontuou.

Suposto mal-estar com ex-presidente Lula

O governador minimizou o duro discurso que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez após deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O baiano também negou conforme publicou o Bahia Notícias, qualquer mal-estar com o ex-chefe do Palácio do Planalto.

“Eu acho que foi um discurso dentro do contexto da saída de quem passou mais de 580 dias preso injustamente. Com o passar dos dias, o presidente, como sempre fez, por natureza, […] vai conciliar. Acho que ele vai procurar conciliar o Brasil consigo mesmo”, declarou Rui, antes de uma reunião da Executiva nacional do PT, com a presença do ex-presidente.

Após deixar a prisão, Lula criticou o governo Bolsonaro (PSL) e chegou a chamar o ministro da Justiça, Sérgio Moro, de “canalha”. Ainda entrevista à imprensa, Rui negou que tenha mal-estar com Lula após as declarações polêmicas à revista Veja.

“Eu nunca tive arestas com o presidente Lula”, pontuou. “É normal [embates dentro do PT]. É normal para o mundo petista. O PT sempre se caracterizou por debates duros, às vezes.  […] O PT nunca terá a paz de cemitérios”, acrescentou.

Eleição 2020

O governador afirmou que a eleição de 2020 deve começar a ser discutida “a partir de janeiro”. O Bahia Notícias mostrou que Rui pretende deixar os aliados em “banho-maria” sobre o tema. “Ano que vem, a partir de janeiro, [a gente discute] as eleições municipais. Tem muita água para passar debaixo da ponte”, pontuou.

Veja também

Trapalhada da Casa Civil sobre controle de preços semeia desconfiança

Rui Costa tentou conter danos com um jogo de palavras: disse “intervenção”, queria dizer “medidas”. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!