Caminhadas no entorno do Alvorada, treinos com peso de cem quilos no supino e beach tennis nos dias de folga. Registros da rotina fitness de integrantes do Executivo e Legislativo têm cada vez mais sido incorporados aos perfis dos políticos nas redes sociais. O compartilhamento dos exercícios é, na avaliação de especialistas, uma estratégia para construir a imagem de pleno controle da própria saúde e, por consequência, de que se tem condições de exercer os cargos públicos. Outra motivação é que o tema costuma gerar engajamento nas plataformas e ajuda a aproximar o eleitorado.
O presidente Lula da Silva (PT) é um exemplo. Antes de ser submetido a uma cirurgia de emergência no fim do ano passado, o petista compartilhava os exercícios do dia a dia. Em novembro, 22 dias após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, por exemplo, Lula foi às redes anunciar o retorno às atividades e compartilhar uma caminhada na frente da residência oficial da Presidência. No último mês, a rotina voltou a ficar suspensa por orientação médica após a cirurgia — uma liberação só veio esta semana junto com a permissão para viagens.
O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos) adotou o bordão “salada, queijo, carne e ovo” nas redes. O parlamentar de 67 anos chegou a ter uma barra de supino no Palácio da Cidade durante o mandato como prefeito do Rio. Com passagem pelo Exército, Crivella tem um treino com peso de cem quilos no aparelho, além de realizar cem flexões de braços e correr quatro quilômetros em 20 minutos em jejum pela manhã.
— Uma boa alimentação e atividade física são fundamentais na minha vida. Janto todos os dias por volta das 18h. É a energia que preciso na manhã seguinte para o exercício e, se for preciso, meu corpo queima gordura armazenada, o que é muito bom — afirma Crivella.
Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), de 39 anos, se exercita na academia montada com recursos próprios no Palácio Piratini. A musculação é uma forma de lidar com problemas na coluna, por meio do fortalecimento da musculatura.
— Faço um treino de aproximadamente uma hora diariamente às 6h, sozinho ou com o meu marido Thalis — conta o governador. — O exercício tem um componente de saúde para mim. Compartilho nas redes para mostrar que é possível conciliar uma agenda de 12 horas com exercícios. Além disso, as pessoas não querem ver apenas ações do governo, mas também uma parte da minha rotina e vida pessoal.
Para o especialista em marketing político e eleitoral Marcelo Vitorino, a divulgação de uma rotina de exercícios ajuda a humanizar a imagem do político:
— O movimento atende a diferentes objetivos. Para os mais velhos, é uma forma de afastar qualquer ideia de fragilidade e reforçar que seguem firmes, com disposição para liderar. Exercício, no discurso político, é mais do que um hábito, é um símbolo de resistência, força e disciplina.
Já a estratégia para os políticos mais jovens, na visão do especialista, busca mostrar energia, disciplina e preparo para encarar desafios.
— (Esse tipo de conteúdo) Conecta com um público que valoriza hábitos saudáveis e uma vida ativa — aponta.
Atividade em dupla
O casal João Campos (PSB), prefeito do Recife, e Tabata Amaral (PSB), deputada federal por São Paulo, compartilha meias maratonas. Campos define o exercício físico como uma “fonte de prazer, descanso e lazer”.
— Treino três vezes por semana, mas desde a eleição ando meio fuleiro. Este ano vou fazer mais duas meias e pretendo fazer uma maratona. Fiz a meia-maratona em 2024 num tempo muito bom: 1 hora e 44 minutos, com 4,54 de pace. É respeitável — diz o prefeito, de 31 anos.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), de 47 anos, também gosta de treinar em família e compartilha os treinos com o filho.
— É fundamental para desestressar e renovar as energias. Além da academia durante a semana, gosto de correr pela orla de Salvador no fim de semana e jogar partidas de beach tennis — diz o prefeito.
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também mostra o treino com o namorado, o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). “Corpo saudável e cabeça no lugar para seguir lutando pelo nosso povo”, reforçou Gleisi em post recente.
As postagens atléticas também estão nos perfis de outros aliados de Lula. O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), fez questão de publicar um registro de um encontro com o titular dos Transportes, Renan Fil