domingo 24 de novembro de 2024
Foto: Divulgação/Agência AL-BA
Home / NOTÍCIAS / Rosemberg propõe Comenda 2 de Julho ao médico Robson Wesley dos Reis
domingo 30 de agosto de 2020 às 11:07h

Rosemberg propõe Comenda 2 de Julho ao médico Robson Wesley dos Reis

NOTÍCIAS


O médico Robson Wesley dos Reis Silva deverá ser agraciado com a Comenda 2 de Julho, a mais importante condecoração concedida pela Assembleia Legislativa às pessoas que muito contribuíram para o engrandecimento da Bahia. A homenagem atenderá ao Projeto de Resolução Nº 2.919/2020, do deputado Rosemberg Pinto(PT).

Médico, católico, nascido em Itabuna, “coaraciense de coração”, cidade onde começou a vida estudantil, ele estudou também em diversas outras cidades do interior baiano, e por onde passou “acumulou diversas medalhas, prêmios e certificados de melhor aluno e aluno destaque”, destacou Rosemberg Pinto ao justificar a homenagem.

Robson Reis mudou-se para Salvador em 1997 para cursar o 3º ano no colégio Mendel, onde obteve cinco notas máximas e recebeu como prêmio uma coleção de livros como melhor aluno de Português / Literatura. Ingressou na Escola Bahiana de Medicina em 1998; foi monitor e coordenador da monitoria de Patologia e, ao concluir o curso, mudou-se para Mairi, cidade onde já exercia a profissão de Médico da Família. Lá, também, trabalhou como médico plantonista do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, mesma atividade que desenvolveu em hospitais de Ipirá e Várzea da Roça.

Passou também a ser convidado para aulas e palestras, sempre com foco na prevenção de doenças e promoção de saúde. Em 2007 retornou à Salvador, ingressando como médico clínico emergencista no Hospital Aristides Maltez, e no HGE – Hospital Geral do Estado, onde começou a exercer atividades de preceptoria médica e de ensino. Robson Reis trabalhou ainda como clínico geral em clínicas privadas. No ano seguinte foi aprovado no concurso de residência médica da Sesab para área de Infectologia, sendo essa realizada no Hospital Couto Maia.

Em 2009 foi aprovado em concurso público para o cargo de Médico Clínico, optando por permanecer no Hospital Geral do Estado. Concluiu a especialização em Infectologia no início de 2010, passando a trabalhar na prefeitura municipal de Salvador através da Câmara Técnica de Infectologia, realizando atendimentos especializados, consultoria médica e capacitações técnicas para os profissionais de saúde do Samu e das unidades de saúde de emergência.

Trabalhou no Hospital Aliança e em 2011 foi contratado como professor da Escola Bahiana de Medicina, passando a exercer a função de Coordenador do Internato de Urgências e Emergências Médicas da faculdade, onde encontra-se até hoje. Em 2012 foi aprovado em mais um concurso, desta vez da Prefeitura Municipal de Salvador para o cargo de Médico Infectologista.

No Hospital Aliança, em 2017, passou a acumular as funções de presidente da Comissão de Farmácia, Terapêutica e Nutrição e Gestor do Protocolo Sepse. Em 2018 assumiu como Médico Supervisor de pacientes e, no ano passado, assumiu a função de Médico Coordenador das Unidades de internação. No Centro Médico Aliança exerce suas atividades de consultório.

Manteve diversas atividades nas áreas de saúde, sempre tendo como objetivo principal a prevenção de doença e a promoção de saúde. Dentre as atividades educativas, destacam-se aulas em ligas acadêmicas de Medicina; aulas e palestras em faculdades; palestras em centros e associações comunitárias; programas de Telessaúde e entrevistas a diversos sites e jornais. Ele contabiliza mais de 400 entrevistas a diversos meios de comunicação.

Como professor de Medicina, “contribuiu até então para formação de aproximadamente 2.000 médicos, e com orgulho, já por diversas vezes recebeu título de professor homenageado”, elogiou Rosemberg Pinto.

Atualmente exerce as funções de Professor e Coordenador do Internato de Urgências e Emergências Médicas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; médico clínico do Hospital Geral do Estado, também fazendo parte também da Comissão de Farmácia do HGE ; médico infectologista e clínico geral do Hospital Aliança, onde também é Coordenador das Unidades de Internação, presidente da Comissão de Farmácia, Terapêutica e Nutrição e Gestor do Protocolo Sepse.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!