sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Rosangela Moro avalia deixar de representar SP e se candidatar pelo Paraná em 2026
segunda-feira 1 de julho de 2024 às 18:23h

Rosangela Moro avalia deixar de representar SP e se candidatar pelo Paraná em 2026

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) avalia a possibilidade de deixar de representar o estado de São Paulo e se lançar pelo Paraná nas eleições de 2026. As informações são de Mônica Bergamo. Do jornal, Folha de S. Paulo,

Natural de Curitiba, onde hoje vive com os filhos e com o marido, o senador Sergio Moro (União-PR), a parlamentar teve sua candidatura e seus vínculos com o estado paulista fortemente questionados ao longo de sua campanha para a Câmara dos Deputados, em 2022, e também no curso de seu mandato.

A deputada federal Rosangela Moro (União-SP) no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília – Mario Agra – 18.jun.2024/Câmara dos Deputados
Nenhuma das ofensivas judiciais prosperou. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná rejeitou, por unanimidade, uma ação apresentada por diretórios do PT. A legenda acusava a deputada de cometer fraude contra seus eleitores paulistas por transferir seu domicílio eleitoral de São Paulo para Curitiba no início deste ano, depois de eleita.

A interlocutores, Rosangela afirma que a ação contra ela teria nascido justamente do medo de petistas de vê-la concorrendo pelo Paraná —onde suas chances de vitória podem ser ainda maiores.

Relator do processo no TRE-PR, o desembargador Guilherme Frederico Hernandes Denz afirmou que, embora os candidatos a cargos eletivos devam comprovar que moram na unidade federativa pela qual pretendem concorrer, inexiste previsão legal que barre a mudança após a vitória no pleito.

Para Rosangela, a decisão da corte “foi uma pá de cal” na discussão sobre a legitimidade de seu mandato, como mostrou a coluna.

1 16
Imagens de Sergio e Rosangela Moro

VOLTARFacebookWhatsappTwitterMessengerLinkedinE-mailCopiar link
https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1743331287005795-monica-bergamo#foto-1743331287568160
Loading
A advogada foi eleita para a Câmara dos Deputados com 217.170 votos, sendo a 18ª candidata mais votada no estado de São Paulo em 2022.

Duas semanas antes do pleito, o TRE de São Paulo rejeitou uma ação do PT que pedia a impugnação de sua candidatura. Os magistrados entenderam que Rosangela comprovou seu vínculo com a capital paulista por meio de atividades profissionais exercidas na cidade havia mais de cinco anos.

Em junho daquele ano, a mesma corte rejeitou a mudança de domicílio eleitoral de Moro do Paraná para São Paulo. O ex-juiz da Lava Jato, então, se candidatou pelo Paraná e conseguiu se eleger senador com 1.953.188 votos.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!