A Rolls-Royce revelou nesta terça-feira (18) o Spectre, o primeiro modelo 100% elétrico da montadora inglesa, que deve chegar ainda no ano que vem. Segundo a empresa, este é apenas o início da sua eletrificação completa, com a meta de ter todo o portfólio totalmente elétrico até 2030.
“Este é o início de um novo capítulo ousado para nossa marca, nossos clientes extraordinários e a indústria de luxo. Acredito que Spectre é o produto mais perfeito que a Rolls-Royce já produziu” explica o CEO Torsten Müller-Ötvös, ao falar da nova classe de automóveis da empresa, o Ultra-Luxury Electric Super Coupé.
O Spectre é construído sobre uma nova arquitetura de estrutura de alumínio altamente flexível, adaptada para modelos elétricos. As seções de alumínio e a integração da bateria na estrutura do automóvel permitem que ele seja 30% mais rígido do que qualquer Rolls-Royce anterior, diz a marca.
Foi criado um canal para fiação e tubulação de controle climático entre a bateria e o piso, proporcionando um perfil de piso liso. Segundo a montadora, isso não apenas cria uma cabine envolvente, mas também utiliza a bateria, que pesa 700 kg, como isolamento acústico.
A suspensão, como em todo Rolls-Royce, é adaptativa e integrada com uma série de sensores, que fazem a leitura da superfície de onde o Spectre trafega para oferecer a marca registrada da Rolls-Royce: o ‘passeio de tapete mágico’.
Os números finais de potência, aceleração e alcance ainda estão sendo refinados, já que o ajuste fino do Spectre está em fase final. Dados preliminares mostram que o novo modelo terá um alcance estimado de até 416 quilômetros (ciclo EPA) e terá 900 Nm de torque no seu motor, que rende 577 cv. Segundo a Rolls-Royce, a estimativa é que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos.
Quanto ao design, a característica mais dramática da silhueta do Spectre é o fastback. De acordo com a montadora, as demandas proporcionais da escala exigiram que o novo modelo fosse o primeiro coupé de duas portas a ser equipado com rodas de 23 polegadas em quase 100 anos.
No interior, o Spectre terá os recursos de customização mais avançados tecnologicamente da marca até agora. Pela primeira vez em uma produção em série, o carro está disponível com Starlight Doors, que incorporam 4.796 “estrelas” iluminadas por dentro. Já o novo design do banco dianteiro foi inspirado na alfaiataria britânica, com seções de lapela que podem ser renderizadas em cores contrastantes ou combinando com a base principal.
O lançamento do Spectre no mercado está previsto para o quarto trimestre de 2023. Posicionado entre o Cullinan e o Phantom, o Rolls-Royce Spectre custará a partir de US$ 413.500 (R$ 2,1 milhões na cotação atual).