O maior motor aeronáutico com turbina e engrenagem em construção pela Rolls-Royce, vai quebrar o recorde atual fabricado pela General Electric Aviation
Na última segunda-feira (5) a subsidiária do grupo alemão BMW, a Rolls-Royce, anunciou que começou a montar o maior motor aeronáutico do mundo, o motor UltraFan, que combina turbina e engrenagens. A britânica tem como meta apresentar o primeiro modelo de demonstração até o fim de 2021, no que espera ser capaz de impulsionar a redução de emissões poluentes.
A britânica começa a construir o maior motor aeronáutico do mundo, visando a alcançar a almejada sustentabilidade na aviação nas próximas décadas. O recorde atual pertence ao GE9X, fabricado pela General Electric Aviation, que foi criado para impulsionar o Boeing 777X.
As turbinas a gás continuarão a ser a base da aviação de longo curso por muitos anos, e a eficiência do UltraFan, que combina turbina e engrenagens, ajudará a melhorar a economia de uma transição da indústria para combustíveis mais sustentáveis, que provavelmente serão mais caros no curto prazo do que o combustível de jato tradicional. O primeiro teste de funcionamento do motor será realizado com combustível de aviação 100% sustentável.
Sobre o maior motor aeronáutico do mundo da Rolls-Royce
O primeiro módulo do projeto está em desenvolvimento no Reino Unido. O motor será a base para uma nova família de modelos UltraFan, capaz de propulsionar aviões de pequeno e grande porte, também conhecidos como aeronaves narrowbody (corredor único) e widebody (dois corredores), respectivamente.
Segundo a empresa, o objetivo é de proporcionar uma melhoria de 25% na eficiência em relação ao consumo de combustível em comparação com a primeira geração do motor Trent, também desenvolvido pela Rolls-Royce.
Alguns analistas especulam que o UltraFan, um motor que combina turbina e engrenagens, poderá ser superado por outras tecnologias de baixa emissão de carbono.
Mas a Rolls-Royce tem afirmado que as turbinas movidas a combustíveis fósseis seguirão sendo a pedra fundamental da aviação de longo percursos por muitos anos e que a eficiência do UltraFan vai ajudar na transição para combustíveis mais sustentáveis, que podem ser mais caros no curto prazo que o combustível tradicional de aviação.
Especificações do motor UltraFan, que combina turbina e engrenagens
- Fan de 140 polegadas (3,56 metros) e diâmetro total de aproximadamente 4 metros.
- Uma nova arquitetura de núcleo Advance 3, combinada com o sistema de combustão enxuta ALECSys, para oferecer máxima eficiência na queima de combustível e baixas emissões de poluentes.
- Pás do ventilador de titânio de carbono e um invólucro composto que reduzem o peso em até 680 kg por aeronave.
- Componentes de composto de matriz cerâmica avançada (CMC) que operam de forma mais eficaz em temperaturas de turbina de alta pressão.
- Um projeto com engrenagens que oferece potência eficiente para os motores de alto empuxo.