domingo 22 de dezembro de 2024
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em entrevista no Congresso Nacional, em Brasília O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em entrevista no Congresso Nacional, em Brasília - Foto: Edilson Rodrigues - 14.set.23/Agência Senado
Home / NOTÍCIAS / Rodrigo Pacheco pede ao STF lista de congressistas alvos da Abin paralela
quinta-feira 1 de fevereiro de 2024 às 06:23h

Rodrigo Pacheco pede ao STF lista de congressistas alvos da Abin paralela

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), solicitou ao STF a lista de congressistas que tenham sido alvo de monitoramento ilegal da Abin no governo Bolsonaro.

“Caso comprovado o monitoramento ilegal de Deputados Federais e Senadores da República, as ações constituem também afronta às prerrogativas parlamentares, especialmente quanto à garantia de livre exercício do mandato e do sigilo de suas fontes”, afirmou Pacheco no pedido, datado desta quarta-feira, 31 de janeiro.

“Dirijo-me a Vossa Excelência para, na qualidade de Presidente do Congresso Nacional, solicitar informações sobre a existência de indícios de monitoramento ilegal de Deputados Federais e Senadores da República, com a devida identificação dos mesmos, e, não havendo prejuízo para a continuidade das investigações, que tramitam sob sigilo, obter informações relacionadas ao procedimento adotado pelos investigados e a extensão e o conteúdo de informações relacionadas aos parlamentares, a fim de que sejam adotadas as medidas institucionais pertinentes ao Congresso Nacional”, acrescentou.

Abin compartilhou monitoramento ilegal com PF?

O recém-exonerado diretor adjunto da Abin, Alessandro Moretti, afirmou ter compartilhado todo o material produzido pela Abin paralela na gestão Bolsonaro à Polícia Federal (PF).

“Todo o material probatório coletado e produzido pela Abin foi compartilhado com a Polícia Federal, que também teve atendidas todas suas solicitações à agência”, disse Moretti em nota pública divulgada nesta quarta-feira, 31 de janeiro.

“Por esta razão, grande parte do material que instrui o inquérito da PF é fruto da apuração conduzida com total independência na Abin”, acrescentou.

Veja também

Morre ex-prefeito de Vitória da Conquista, Murilo Mármore

O ex-prefeito de Vitória da Conquista, Carlos Murilo Pimentel Mármore, faceleu neste último sábado (21) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!