Estão avançadas as tratativas para que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), se mude para São Paulo. Ele está nos últimos dias no cargo. Pode se tornar chefe da Casa Civil do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), diz coluna de Ricardo Antunes.
Maia é o principal articulador da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) a presidente da Câmara. É provável, porém, que Baleia perca a disputa para Arthur Lira (PP-AL). Maia cogita se licenciar do mandato de deputado para assumir o posto no governo paulista. Ele já chegou a afirmar que não pretende se candidatar a deputado federal novamente.
Outro assunto que esta sendo especulado é se Maia deixaria o DEM, alguns dizem que ele iria para o PSL, mas nesta quarta-feira (27) após surgir como provável nome para Casa Civil de Doria, o PSDB seria o partido que Maia iria.
A Casa Civil é uma das principais secretarias do governo paulista. Doria escolheu, para o início de seu mandato, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, para o cargo.
Kassab, porém, pediu licença antes de o governo começar depois de ter sido alvo de uma operação da Polícia Federal. Deixou o posto definitivamente em dezembro de 2020, depois de quase 2 anos licenciado.
Antonio Carlos Rizeque Malufe responde pela secretaria no momento. Trata-se de um nome de menor expressão política e só estaria como ‘tampão’.