O Rio Grande do Sul está com alerta para inundações e deslizamentos para este sábado (18), emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
A previsão é de permanência do acúmulo de água no Centro-Oriental, Sudeste Rio-Grandense e Metropolitana da capital Porto Alegre, devido às fortes chuvas das últimas semanas.
O Guaíba registra a cota de 4,60 metros na noite desta sexta-feira (17), mais de 1,5 metro acima da cota de inundação — e a tendência é de que continue assim até junho, de acordo com Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O Cemaden reforça que a bacia recebe água dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, todas ainda com níveis dos rios elevados, agravando a situação e deve fazer com que recue lentamente.
Os municípios banhados pela Lagoa dos Patos, que segue inundada e recebe água Guaíba está agravado pelas condições dos ventos.
Por conta das fortes chuvas, o Nordeste Rio Grandense, principalmente na Serra Gaúcha e Região Metropolitana de Porto Alegre no Rio Grande do Sul também está sob alerta de deslizamentos. A previsão cita possibilidade de movimento de terra em encostas naturais e quedas de barreiras em rodovias.
O estado também está em alerta amarelo pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas. Podem ocorrer chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos de até 60 km/h em algumas regiões.