O deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) comentou neste último sábado (27), em seu perfil no Twitter, o churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a membros do governo e aliados. Em uma postagem breve, o ex-ministro do Meio Ambiente ironizou o encontro e afirmou que “começou efetivamente a distribuição de picanha com dinheiro público”.
– “Boa notícia”: ontem [sexta-feira, dia 26] começou efetivamente a distribuição de picanha com dinheiro público mas, por enquanto, só para ministros em churrasco no Alvorada! Além da picanha, tinha espeto corrido de Marina e Guajajara – declarou.
Sobre o churrasco de Lula
Segundo a Agência Estado, após uma semana marcada por turbulências políticas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promoveu um churrasco, na noite da última sexta, com ministros e líderes do governo, no Palácio da Alvorada. No encontro, que teve picanha à vontade, os telefones celulares ficaram do lado de fora. Nas rodinhas de conversa, o assunto era a relação do governo com o Congresso.
Dos 37 ministros, nove compareceram. Quando receberam o convite, muitos já estavam longe de Brasília. Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) não passaram pelo Alvorada. Marina disse não ter ido ao churrasco porque já tinha uma confraternização marcada antes, na casa do novo presidente do ICMBio, Mauro Pires.
Embora os percalços no Congresso não pudessem deixar de fazer parte das conversas, principalmente após uma comissão de deputados e senadores ter feito mudanças na configuração dos ministérios, Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, muitas vezes desviavam do tema. Argumentavam que a hora era de descontração e de jogar conversa fora.
Além de Pimenta, estiveram presentes à confraternização os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça), Anielle Franco (Igualdade Racial), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Luiz Marinho (Trabalho) e Margareth Menezes (Cultura).
Figuras do parlamento, como os líderes do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE); no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) também compareceram. Até ministros do Supremo Tribunal Federal, como Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, participaram do churrasco.