quarta-feira 3 de julho de 2024
Home / DESTAQUE / Ricardo Salles exonera quase todos superintendentes regionais do Ibama
sexta-feira 1 de março de 2019 às 11:02h

Ricardo Salles exonera quase todos superintendentes regionais do Ibama

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Não foram anunciados substitutos; demissão em massa é inédita na história do órgão

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou 21 dos 27 superintendentes regionais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial desta última quinta-feira (28). Os substitutos, no entanto, não foram anunciados.

Somente os superintendentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Pará foram mantidos nos cargos. Em 30 anos nunca houve uma exoneração coletiva tão grande como essa.

As superintendência são responsáveis por comandar o Ibama nos estados. A instância executa principalmente as operações de fiscalização e também atua em emergências ambientais, na prevenção e no controle de incêndios florestais.

Nesta semana, o jornal Folha de S.Paulo revelou o conteúdo de uma minuta de decreto elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente que cria um “núcleo de conciliação” com poderes para analisar, mudar o valor e até anular cada multa aplicada pelo Ibama por crimes ambientais no território nacional.

A imprensa mostrou que a minuta teve aval da autarquia ambiental sem ter recebido pareceres técnico e jurídico. O procedimento, embora não seja ilegal, é considerado incomum, sobretudo no caso de uma proposta que altera políticas centrais do órgão.

A atuação fiscalizatória do Ibama tem estado sob ataque do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que já declarou em diversas oportunidades a intenção de acabar com uma suposta “indústria da multa” no órgão.

Veja também

Furacão Beryl deixa diversos mortos no Caribe e segue em direção à Jamaica; autoridades mandam estocar alimentos

O furacão Beryl enfraqueceu ligeiramente e foi rebaixado para a categoria 4, a segunda mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe to our Channel

error: Content is protected !!