Conforme o UPB, a prefeitura de Ribeira do Pombal reuniu representantes de 33 municípios coordenados pela DIRES de Alagoinhas, para mobilização e apresentação da proposta de criação de um Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que será implantado no Território Semiárido Nordeste II, A iniciativa visa conseguir mais eficiência no monitoramento de possíveis situações que envolvam risco à saúde pública, como desastres ou epidemias, por exemplo.
A experiência já existe a nível estadual e agora deve ser ampliada, através do envolvimento dos municípios. O cronograma de implantação prevê etapas para com reunião em cada cidade envolvendo diversos setores para além da saúde, como Educação, Assistência Social, Bombeiros, Defesa Civil e Segurança Pública em cada local.
O novo serviço da saúde, CIEVS, vai contar com estrutura, profissionais e uma rede de comunicação interna e com a população para, além de se antecipar a qualquer de possível problema com saúde pública, poder orientar ações de enfrentamento e contenção de forma mais coordenada, eficaz e proativa.