Jair Bolsonaro é capa da revista The Economist desta semana. A publicação britânica, uma das mais influentes do planeta, chama o presidente brasileiro de “O homem que queria ser Trump” e diz que ele está preparando sua “Grande Mentira” ao estilo do ex-presidente americano – que até hoje contesta o resultado das urnas de lá.
“Jair Bolsonaro encarará uma eleição que todas as pesquisas dizem que ele provavelmente perde”, inicia o artigo chamado “Ganhando ou perdendo, Jair Bolsonaro se coloca como uma ameaça à democracia.”
“Ele diz que aceitará os resultados se forem ‘limpos e transparentes’, o que acontecerá. O sistema de votação eletrônica brasileira é bem controlado e difícil de ser interferido. Mas aí está a pegadinha: Bolsonaro continua dizendo que as pesquisas estão erradas e que ele está à caminho da vitória. Ele continua insinuando, também, que as eleições estariam de alguma forma, armadas contra ele.”
A revista diz conforme o Antagonista, que ele parece estar preparando sua base retórica para “acusar fraudes nas urnas e negar o veredito dos eleitores”. A The Economist ainda relata que brasileiros temem que ele pode incitar um golpe tal como o 6 de Janeiro do ano passado em Washington, “ou talvez pior.”