As tempestades e a formação de um ciclone extratropical devem marcar a reta final de 2023, de acordo com a meteorologia. É o que disse Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (25).
A tendência é que o clima típico de verão, que começou na última sexta-feira, seja bem característico em todo o país: dias de calor, e chuvas com possibilidade de raios e até granizo no período da tarde.
Na virada do dia 31 de dezembro para 1º de janeiro, há possibilidade de chuva em todo o litoral do país, com especial intensidade no Nordeste e Sudeste.
“Tem alertas para a região Sul para a formação de um ciclone extratropical nas próximas horas, e, é questão de tempo para que suba ao Sudeste. Mas Centro-Oeste, Nordeste e Norte também tem alguns alertas para as chuvas fortes”, afirmou.
Para esta terça-feira (26), o mapa do risco de temporais aponta o seguinte cenário:
- Atenção: quase todo Estado de São Paulo, todo o Rio de Janeiro e Espírito Santo; faixa central do Mato Grosso do Sul; grande parte de Minas Gerais (exceto o Norte do Estado); Goiás até o Distrito Federal (incluindo Brasília); grande parte do Mato Grosso; Rondônia; Roraima e uma faixa que vai do litoral de Belém (PA) até Alagoas
- Alerta: região de Campinas (SP), passando por parte do Sul de Minas Gerais até a Zona da Mata mineira; extremo norte do Rio de Janeiro (na divisa com MG, especialmente) e sul do Espírito Santo; uma faixa entre o norte do Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso; extremo leste de Rondônia; todo o Acre; faixa leste do Amazonas
“As chuvas devem vir muito fortes, e por isso há um especial estado de atenção para aquelas regiões onde há deslizamentos de terra, como o Rio de Janeiro e o litoral de São Paulo”, alertou Maria Clara.
A porta-voz do Climatempo afirma que há uma possibilidade de repetição do mesmo cenário entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro. A tendência é que o sol volte a aparecer em grande parte do país na quarta (27) e quinta-feira (28), com chuvas retornando a partir de sexta (29).
Temperaturas acima da média
As temperaturas vão ficar acima da média em todas as regiões do Brasil, como disse Maria Clara Sassaki à CNN, e não estão descartadas novas ondas de calor.
“A gente ainda tem influência do El Niño, outras áreas do oceano com temperaturas bem acima do normal, muita energia na atmosfera, que está com temperatura mais elevada, então aqui no Brasil todos os Estados vão ter termômetros na média ou acima dela”, disse.
Há uma especial atenção para a região de Mato Grosso e o Norte do país, porque a quantidade de chuvas deve ser menor que a média esperada.
Por enquanto não há nenhum sinal de que novas ondas de calor podem atingir o país, segundo a Climatempo. É possível prever os aumentos de temperatura coma até 15 dias de antecedência.