O Grupo Parlamentar Brasil-Argentina vai realizar, na terça-feira (17) a sua primeira reunião para a adesão de membros, eleição e posse da Comissão Executiva. O encontro também marcará a deliberação sobre o estatuto do grupo, que tem por finalidade incentivar e desenvolver as relações bilaterais a partir dos Poderes Legislativos.
Brasil e Argentina possuem uma linha de fronteira de 1.261 quilômetros e somam aproximadamente dois terços do território, da população e do Produto Interno Bruto (PIB) da América do Sul, sendo o país vizinho o terceiro que mais recebe exportações brasileiras.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o comércio entre os dois países alcançou US$ 26 bilhões em 2018. Um dos setores mais beneficiados com a parceria é o automotivo, que gera efeitos diretos em diversos campos da economia como mineração, petróleo e gás, entre outros.
Os senadores Fernando Collor (Pros-AL), Elmano Férrer (Podemos-PI), Lasier Martins (Podemos-RS), Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), Wellington Fagundes (PL-MT) e Humberto Costa (PT-PE) estão entre os parlamentares que fazem parte do grupo parlamentar.