quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Reunião mobiliza produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães
terça-feira 21 de setembro de 2021 às 15:25h

Reunião mobiliza produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães

NOTÍCIAS, OESTE BAIANO


As regiões produtivas de Novo Paraná, Placas e Estrada do café, compareceram à reunião das comunidades realizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), na noite da última quinta-feira (16), no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães. Os encontros, que têm o objetivo de aproximar ainda mais os associados e a diretoria, se converteram em um importante ponto de convergência, com diálogos sobre os principais temas do agronegócio regional.

Na abertura do evento, o presidente da Aiba, Odacil Ranzi, falou sobre os trabalhos realizados pela instituição e as parcerias com entidades como a FAEB, representada no evento pela vice-presidente Carminha Missio; Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães, sob a direção de Cícero Teixeira; Aprosem, do diretor executivo Ivanir Maia e o CREA-BA, presidido por Joseval Carqueja. Odacil falou, ainda, sobre a equalização do ICMS do milho e a importância da Bahia Farm Show para a economia do Oeste baiano.

O produtor Luiz Pradella destacou a importância das reuniões para a apresentação das demandas e a compreensão das necessidades do setor. “Sempre que posso, marco presença nas comunidades em época de reunião. Isso me possibilita entender ainda mais o cenário agrícola e participar da construção das ideias e projetos. É importante que os associados estejam inteirados e participem das ações desenvolvidas dentro da associação”, enfatiza.

Um dos assuntos mais comentados no campo, a demanda por energia elétrica, foi abordado pela equipe da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), coordenada por Leonardo Matos, supervisor regional. Entre os tópicos discutidos, abordaram o projeto para a criação de uma unidade da concessionária em Luís Eduardo Magalhães e tiraram as dúvidas dos produtores.

A segurança pública, com ênfase nas áreas rurais, também foi abordada pelos participantes, que assistiram a uma palestra do Capitão PM Weber. Já o supervisor de fiscalização do CREA, Daniel Silveira, com o apoio do presidente do órgão, Joseval Carqueija, falou sobre a importância de os produtores terem, nas propriedades, os documentos exigidos pelo Conselho, para evitar notificações e multas.

Além dos membros da diretoria eleita para o biênio 2021/2022, da Aiba, participaram do encontro representantes do Senai/Cimatec, Land Innovation Fund e Solidaridad, organizações que têm projetos em parceria com a entidade agrícola. A Abapa, por meio do diretor executivo Lidervan Morais, também compareceu ao evento.

“As características de cada localidade são diferentes. E quem mais tem condições de falar sobre a região são os produtores que lá cultivam suas lavouras. Por essa razão, as reuniões continuam sendo relevantes para o setor agrícola” disse Odacil.

O próximo encontro ocorrerá na comunidade do Rosário, dia 30 de setembro, na unidade da Abapa, às 19h.

Veja também

Operação cumpre 37 mandados de prisão contra golpe da falsa central telefônica

Policiais civis de cinco estados cumprem nesta quinta-feira (21) mandados contra suspeitos de integrar uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!