Pensando em ampliar os serviços oferecidos pelo Sistema S no município, a Prefeitura de Camaçari tem buscado meios de atrair as principais entidades empresariais voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica. Foi com este intuito que o prefeito Elinaldo Araújo participou de uma reunião, nesta terça-feira (10), na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), situado na Casa do Comércio, em Salvador.
O gestor municipal foi recebido pela diretora-geral do Senac-BA, Marina Almeida, que reafirmou as intenções de ofertar novos serviços e investir em novas estruturas, possibilitando a implantação de mais entidades do Sistema S, no município de Camaçari. Também participaram do encontro o vice-prefeito José Tude; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade; e a presidente do Sindicato do Comércio Patronal de Camaçari e Região (Sicomércio), Juranildes Melo, que também integra o quadro de diretores da Fecomércio-BA.
Na ocasião, as tratativas sobre a vinda do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) para Camaçari avançaram e o projeto de formação de um polo com entidades do Sistema S localizadas em um mesmo local deu novos passos em direção à concretização. A área que deve receber as novas entidades é a região onde já está localizado o Senai. Perto dali, já existe também o IFBA [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia] e em breve deve contar com um campus da Universidade Católica.
O prefeito Elinaldo ainda reafirmou o compromisso do governo em buscar mecanismos e parcerias que beneficiem os profissionais do comércio e da indústria, não apenas por meio da oferta de capacitação, mas também com a promoção do lazer, da promoção à saúde através da prática de atividades esportivas, entre outros serviços. “Mais serviços para a população de Camaçari, para se prepararem para o mercado de trabalho, para terem mais qualidade de vida, para o desenvolvimento do comércio e da indústria. Essa é a nossa intenção com essa parceria”, declarou o gestor.
Na reunião, também ficou acordado que a diretora do Senac fará novas visitas ao município, em datas a serem definidas, o que faz parte do processo de ampliação dos serviços já existentes e implantação das novas entidades.
Sistema S
Atualmente, nove entidades compõem o Sistema S: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat); e Serviço Social de Transporte (Sest).