O resultado das eleições nos municípios baianos ainda repercutiu nas falas do pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), desta terça-feira (22), comandado pelo presidente Adolfo Menezes (PSD) e, posteriormente, pelo deputado Samuel Junior (Republicanos). Fabrício Falcão (PCdoB), Cafu Barreto (PSD) e Fabíola Mansur, que aniversariam nesta data, foram saudados pelos colegas durante o horário.
Zó (PC do B) definiu a vitória do candidato a prefeito Andrei, em Juazeiro, como “uma virada histórica” e relatou que há uma grande expectativa na cidade com a nova gestão que virá. O comunista também anunciou que terá reunião, em Brasília, na Codevasf e com ministro da Casa Civil, Rui Costa, para tratar dos projetos de irrigação Salitre, entre outros.
Alan Sanches (UB), líder da minoria, disse que foi surpreendido com a reprodução, pela TV ALBA, de pronunciamento do governador Jerônimo Rodrigues com críticas à oposição. Para o deputado, a TV errou ao exibir fala que fere membros da Casa, naquilo que é uma de suas funções, como questionar a política de segurança e denunciar a violência na Bahia.
Marquinho Viana (PV) comemorou o saldo das eleições nos principais municípios em que trabalhou ou apoiou candidaturas majoritárias e proporcionais, citando Jussiape, Paramirim, Iramaia, Contendas do Sincorá e, sobretudo, sua terra natal, Barra da Estiva. Também anunciou que quer disputar a 1ª vice-presidência da Casa no próximo biênio.
Fabrício Falcão (PC do B) parabenizou a todos os colegas que se doaram nas disputas municipais do dia 6 de outubro, independentemente do resultado alcançado. O parlamentar, porém, chamou a atenção dos colegas sobre relatos de facções dominando as campanhas eleitorais, além de notícias sobre filmagem de votos nas cabines de votação.
Marcelino Galo (PT), contraditando o líder da oposição, reiterou a imparcialidade da TV ALBA e elogiou a gestão atual da Fundação Paulo Jackson, “setor da Assembleia que mais se modernizou”, na avaliação do petista. O parlamentar também opinou que não há porque colocar em suspeição a isenção do trabalho jornalístico da TV do Legislativo.
Júnior Nascimento (UB) também subiu à tribuna para felicitar os correligionários pela vitória em municípios como Senhor do Bonfim, Filadélfia, Sento Sé e Casa Nova. Natural de Campo Formoso, ele ressaltou que o pleito local transcorreu de forma pacífica e limpa, de respeito entre os dois grupos que disputavam a eleição, reelegendo o atual prefeito.
José de Arimateia (Republicanos) destacou a volta da normalidade na Casa, citando que a Comissão de Saúde aprovou, pela manhã, parecer do projeto de lei de sua autoria que obriga a afixação de adesivo com sinais e sintomas do AVC em locais públicos, privados e transportes. Segundo ele, mais de 5 mil baianos morreram de AVC no ano passado.
Raimundinho da JR (PL), que foi candidato a prefeito em Dias d’Ávila, agradeceu os 10.460 votos que obteve no município, entretanto relatou possíveis irregularidades no processo, como uso de celular registrando voto no dia da eleição. O liberal também abordou a quebra de contrato da ViaBahia, questionando a indenização concedida à mesma.