O Republicanos inaugurou na manhã deste sábado (17) a nova sede do diretório estadual do partido no Rio de Janeiro, conforme o Agenda do Poder. A cerimônia contou a presença do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira; da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, e de seu marido, o prefeito Waguinho, que no ato assumiu formalmente o comando do diretório regional do Republicanos.
Foi a primeira vez em que Daniela Carneiro se apresentou ao lado de Marcos Pereira, num movimento de aproximação que poderá resultar no respaldo do partido a sua permanência no Ministério do Turismo. O Republicanos tem 41 deputados federais, dos quais 35 podem eventualmente migrar para base do governo, caso avance a negociação em curso com o Palácio do Planalto.
Daniela foi alvo de elogios de todos os líderes do Republicanos, a começar pelo ex-prefeito Marcelo Crivella, que afirmou que o Rio está muito bem representado no Ministério do presidente Lula.
Ao discursar, a ministra do Turismo elogiou o presidente Lula, ressaltando a importância dos projetos sociais do governo. Disse que o programa do Republicanos tem muitos pontos em comum com as políticas públicas do atual governo. “Todos os nós estamos comprometidos com os mais pobres, com quem mais precisa”, acrescentou.
Numa senha de que eventualmente o partido pode se aproximar do Palácio do Planalto, Marcos Pereira fez questão de enfatizar os momentos em que o Republicanos apoiou projetos de interesse do governo recentemente. Citou o empenho da sigla pela aprovação do arcabouço fiscal e da medida provisória de formatação do Ministério do presidente Lula.
– Quem vence as eleições tem o direito de montar sua equipe como melhor entender. Deveria ser por decreto – completou.
A aparição pública de Daniela, Waguinho e Marcos Pereira estimulou a a especulação de que a Ministra do Turismo possa a vir a receber o aval do Republicanos para permanecer no cargo, mediante negociação que contemple outras posições para o partido na estrutura do governo.