Muitos republicanos no Congresso norte-americano, em resposta à iminente acusação de Donald Trump na terça-feira (4), caracterizam o sistema de justiça criminal dos Estados Unidos como corrupto, em acusações que se assemelham a seus ataques anteriores contra o resultado das eleições norte-americanas após a derrota do ex-presidente em 2020.
Trump e seus aliados na Câmara dos Deputados e no Senado dos EUA têm usado uma retórica parecida com as falsas alegações de Trump sobre uma fraude eleitoral generalizada, que alimentou o ataque ao Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021, por seus apoiadores.
Os críticos alertam que a atual retórica partidária pode abalar a confiança do público nos tribunais por minar a legitimidade institucional do sistema de justiça criminal norte-americano.
“A acusação de Trump é a culminação de 6 anos dos democratas usando a aplicação da lei como arma para atingir e perseguir seus inimigos políticos. Ditaduras operam assim — os EUA deveriam ser diferentes”, tuitou o senador Ted Cruz, um republicano linha-dura que votou pela derrubada dos resultados das eleições de 2020.
Trump diz ser inocente das acusações previstas da promotoria de Nova York — relacionadas a pagamentos em forma de suborno à estrela pornô Stormy Daniels durante sua campanha presidencial de 2016. Os detalhes das acusações ainda não estão claros.
Ele diz que tanto a investigação como outros três inquéritos ligados às suas tentativas de reverter sua derrota nas eleições de 2020 e à retenção de documentos confidenciais após deixar a Casa Branca têm motivação política.