segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/DiárioLajes
Home / NOTÍCIAS / Reprovado no exame físico, diretor-geral da PF só virou delegado por decisão judicial
quarta-feira 6 de maio de 2020 às 18:18h

Reprovado no exame físico, diretor-geral da PF só virou delegado por decisão judicial

NOTÍCIAS


Rolando de Souza, novo diretor-geral da Polícia Federal, foi reprovado no exame de aptidão física da corporação e só conseguiu uma vaga no concurso para delegado por meio de decisão judicial.

Segundo a coluna de Lauro Jardim, o novo diretor-geral da PF participou do certame de 2005. Na ocasião, segundo os avaliadores, ele não conseguiu fazer corretamente duas barras fixas, previstas no edital, e teria sido eliminado.

Souza entrou na Justiça e alegou que havia cumprido a tarefa como fora determinado. Argumentou ainda que, na mesma época, prestou concurso para agente da PF e foi aprovado nas avaliações físicas, além de ter ficado em 9º lugar na classificação geral da Academia de Polícia.

Numa decisão de 2008, o TRF 4 decidiu que Souza tinha o direito de ocupar o posto de delegado. Ele foi beneficiado por provas testemunhais. Seus concorrentes, ao prestarem depoimento no processo, sustentaram que ele havia feito as barras fixas corretamente.

Afirma uma delas:

— Que presenciou o autor na prova de barras porque era o próximo na ordem alfabética; que o Sr. Rolando fez as duas barras de maneira correta, sucedendo que os candidatos se manifestaram no sentido de considerá-lo aprovado pelo seu desempenho do autor, ficando surpresos pela sua reprovação; informa também que viu outras pessoas que fizeram a barra de maneira incorreta e passaram no concurso, especialmente as candidatas do sexo feminino, e que não compreende porque o candidato não passou; que o Sr. Rolando esticou completamente os braços quando realizou as duas barras, conforme estava previsto no edital.

Alguns anos antes de disputar uma cadeira na PF, Rolando de Souza tentou uma vaga na Polícia Rodoviária Federal. Não passou no exame psicotécnico e também apelou à Justiça.

Veja também

Vereador registra momento em que ponte racha e cai no Tocantins; assista

O vereador Elias Cabral Júnior (Republicanos), da cidade de Aguiarnópolis, registrou o exato momento em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!