Uma equipe da TV britânica Sky News foi retirada da Ucrânia para o Reino Unido depois que jornalistas foram baleados durante uma emboscada por um suposto “esquadrão da morte” russo. A equipe de cinco pessoas foi atacada enquanto estava em um carro, depois de tentar sem sucesso visitar a cidade de Bucha, perto de Kiev.
O correspondente-chefe da Sky News, Stuart Ramsay, junto com o operador de câmera Richie Mockler foram baleados – Ramsay na parte inferior das costas enquanto Mockler levou dois tiros em seu colete à prova de balas. Imagens transmitidas pela organização de notícias mostram eles se aproximando de um cruzamento quando o carro começa a ser baleado.
Segundo o jornal britânico The Guardian, Inicialmente, de acordo com um relato de Ramsay, eles pensaram que era um posto de controle do Exército ucraniano atirando neles – e eles podem ser ouvidos gritando que são jornalistas e pedindo que seus agressores parem. O estalo de tiros pode ser ouvido e o flash de balas passando pelo carro deles pode ser visto, já que o ataque foi capturado pela câmera.
Eventualmente, o grupo, incluindo os produtores Martin Vowles e Dominique Van Heerden, bem como o produtor local Andrii Lytvynenko conseguiu escapar do carro e pular em um barranco ao lado da estrada.
Eles finalmente encontraram refúgio em uma garagem próxima e foram resgatados na escuridão horas depois pela polícia ucraniana. Mais tarde, os jornalistas foram informados de que os atiradores eram um esquadrão de reconhecimento russo.