O advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Gamil Föppel é o nome escolhido pelo Movimento Renova OAB como candidato para as eleições deste ano para a presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados (OAB-BA).
Biografia profissional
Doutor em Direito Penal Econômico pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gamil Föppel é Mestre em Direito Penal pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Ciências Criminais pelo Instituto de Estudos Luiz Flávio Gomes (LFG/SP) é um Advogado Criminalista com Bacharel em Direito pela UFBA e muito respeitado na Bahia. Membro da Comissão de Juristas, nomeado pelo Senado Federal, para a Revisão do Código Penal.
Gamil também é membro da Comissão de Juristas, também nomeado pelo Senado Federal, para a Revisão da Lei de Execuções Penais. Em 2011 ele foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Câmara dos Deputados.
Gamil também leciona, é professor assistente de Direito Penal e de Direito Processual Penal da Faculdade de Direito da UFBA e professor da Pós-Graduação da UFBA, da Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Pós-Graduação da UFPE, da Pós-Graduação da Universidade Salvador (UNIFACS), da Pós-Graduação do Centro de Cultura Jurídica da Bahia e da Pós-Graduação do JusPODIVM.
Foi professor da Rede LFG/SP, do Curso Pretorium/MG, do Espaço Jurídico/PE, do Juspodivm, da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), da Escola Superior da Advocacia/BA (ESAD) e da Escola Superior da Advocacia/SP. Membro Honorário do Patronato de Presos e Egressos do Estado da Bahia. Sócio-fundador do IPAN/SP.
Autor de diversos livros, dentres eles estão: “A Função da Pena na Visão de Claus Roxin”, “Crimes Tributários” e “Análise Criminológica das Organizações Criminosas. Da Inexistência à Impossibilidade de Conceituação. Manifestação do Direito Penal do Inimigo”.
É um dos organizadores dos Livros “Novos Desafios do Direito Penal no Terceiro Milênio. Estudos em Homenagem ao Prof. Fernando Santana” e “Ciências Criminais no Século XXI. Estudos em Homenagem aos 180 anos da Faculdade de Direito do Recife”.
Disputa pela presidência da OAB-BA
“O Renova OAB é um movimento composto de inúmeros advogados e advogadas que estão insatisfeitos com os rumos da advocacia na Bahia e preocupados com as omissões históricas da OAB-BA. Para mim, é uma honra ter sido escolhido como o nome para liderar esse movimento importante e necessário que tem como objetivo principal devolver aos advogados e advogadas a dignidade da profissão que exercem”, disse Gamil.
Gamil também afirmou que sua candidatura não está vinculada a nenhum grupo político e que seu objetivo é resgatar a dignidade dos profissionais. “É inadmissível que após tantos anos com o mesmo grupo no poder não tenham sido tomadas quaisquer medidas para impedir a violação das prerrogativas, ainda hoje a maior reivindicação da advocacia baiana”, afirmou.
E afirmou também que seu projeto não é de poder e que é contra o instituto da reeleição. “Quero contribuir para a renovação da OAB. Somos um grupo novo, jovem. Nunca ocupei nenhum cargo na OAB. E minha primeira medida, se eleito, será tornar pública a situação da instituição, com absoluta transparência. Além disso, pretendo unir novamente a categoria, que hoje reflete o clima hostil em que vivemos no País. Para isso, precisamos de uma gestão técnica voltada para a categoria”, concluiu.