segunda-feira 23 de dezembro de 2024
A deputada federal Renata Abreu é presidente nacional do Podemos - Foto: Divulgação/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Renata Abreu prega foco em Moro após ser cotada a disputar governo de SP
terça-feira 8 de março de 2022 às 19:08h

Renata Abreu prega foco em Moro após ser cotada a disputar governo de SP

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, foi “surpreendida” com o apoio do pré-candidato à Presidência da República pelo partido, Sergio Moro, para publicou o portal UOL, que ela seja candidata ao governo estadual de São Paulo nas eleições deste ano, mas vai se focar na articulação da candidatura do ex-juiz e ex-ministro no momento, informou a sigla, em nota.

“Sobre o governo de São Paulo, a deputada federal Renata Abreu foi surpreendida com o convite feito pelo pré-candidato à Presidência, Sergio Moro. Ela sente-se honrada com a lembrança de seu nome, e entende a indicação como reconhecimento de seu trabalho ao longo dos últimos dez anos, especialmente na defesa da mulher e pela maior participação feminina na política. Mas, neste momento, Renata está focada justamente na montagem dos palanques para a reforçar a candidatura presidencial, que ofereça um projeto eficiente e alternativo ao país”, afirmou, em nota, a assessoria do Podemos.

“Até o final do período de filiações, este será seu único objetivo. E, logo após, vai tomar sua decisão, sabendo que, para as mulheres, o que jamais vai faltar é coragem para romper barreiras e encarar novos desafios!”, completou.

A janela partidária para a definição dos partidos pelos quais os políticos vão concorrer nas eleições de outubro vai até 1º de abril. Até a data, deputados federais ou estaduais que queiram trocar de partido antes do pleito poderão fazê-lo sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Depois do pedido de desfiliação de Arthur do Val do Podemos, Moro aproveitou o Dia Internacional da Mulher hoje para sugerir Renata Abreu como opção para representar a sigla na corrida eleitoral ao governo de São Paulo.

“No Dia Internacional da Mulher, parabenizo a Deputada Renata Abreu, presidente do Podemos. Precisamos de mais mulheres em posições de liderança do país. Quem sabe no governo de SP?”, escreveu Moro no Twitter.

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val desistiu de continuar como pré-candidato a governador do estado após a revelação de falas machistas dele em viagem à Ucrânia, país que foi invadido por tropas russas. Do Val disse que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras declarações sexistas.

O deputado estadual enfrentava processo disciplinar interno no Podemos que podia resultar em sua expulsão e, hoje, pediu a desfiliação da sigla. Ele ainda enfrenta ao menos 10 pedidos de cassação do mandato na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Outros políticos que também têm o nome cotado para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes com apoio do Podemos são o general Carlos Alberto dos Santos Cruz — ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) e agora brigado com o presidente —, o vereador de São Paulo Rubinho Nunes, o prefeito de Itapevi, Igor Soares, e o deputado estadual de São Paulo Heni Ozi Cukier.

São Paulo é o maior colégio eleitoral do país. Integrantes do Podemos avaliam que, sem um candidato próprio ou apoiado pelo partido, Sergio Moro tende a ter mais dificuldades para emplacar sua campanha à Presidência no estado.

Veja também

Lula lamenta queda de avião em Gramado: ‘Minha solidariedade aos familiares das vítimas’

O presidente Lula da Silva (PT) usou as redes sociais neste domingo (22) para manifestar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!