Em mais um movimento para ampliar sua influência na política de Alagoas, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) filiou segundo Jan Niklas, do O Globo, ao MDB o vice-prefeito de Barra de São Miguel, Floriano Melo. O prefeito da cidade do Litoral Sul alagoano é Benedito de Lira (PP), pai do presidente da Câmara e maior adversário político de Renan, Arthur Lira (PP).
Melo deve ser o candidato emedebista a disputar o comando do município nas eleições municipais de 2024. Ele poderá enfrentar Biu de Lira, como é conhecido o pai de Lira, que pode tentar a reeleição. Ambos romperam nas eleições de 2022 quando o vice pediu votos para Paulo Dantas (MDB) na disputa pelo governo do estado, enquanto candidato do prefeito era Rodrigo Cunha (União Brasil)
O avanço de Renan sobre o reduto da família Lira acirra a rivalidade entre os clãs políticos que disputam a hegemonia do poder em Alagoas. Calheiros largou na frente acelerando os trabalhos para ampliar sua influência ao atrair prefeitos do estado para sua base. Apenas neste ano, ele filiou pelo menos 14 novos prefeitos, sendo alguns provenientes do PP de Lira.
“Nosso MDB está cada vez mais forte em Alagoas! Hoje tive o prazer de formalizar mais uma filiação. Foi a vez do vice-prefeito da Barra de São Miguel, @florianoamelo. Seja bem-vindo ao nosso time. Feliz em contar com a sua parceria”, publicou Renan em uma rede social anunciando o novo quadro do partido.
Agora, dos 102 municípios alagoanos, 68 já são governados pelo partido de MDB. A meta, segundo já divulgou o diretório estadual, que é presidido por ele, é chegar a 80. Para atrair os prefeitos, ele conta com a atuação direta do chefe do Executivo estadual, Paulo Dantas. O MDB de Alagoas pretende ainda ter candidatos a prefeito em todas as cidades do estado.
Lira, por outro lado, tem influência na capital, Maceió, que é governada por seu aliado João Henrique Caldas (PL), o JHC. Ele deve buscar a reeleição em 2024. Maceió é a única capital do Nordeste em que Bolsonaro teve a maioria dos votos nas últimas eleições. Esse fato deve entrar no cálculo político de Renan, que ainda estuda o nome que irá lançar para fazer frente ao adversário.