Especialistas afirmam que as diferenças ideológicas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, devem impactar as relações comerciais e diplomáticas entre os dois países.
Futuro presidente dos EUA, Trump toma posse na próxima segunda-feira (20). Ele é do partido Republicano e venceu a atual vice-presidente, Kamala Harris, do partido Democrata. Ela assumiu a chapa após Joe Biden desistir da disputa por pressão de apoiadores.
Lula e Trump estão em espectros políticos opostos. Lula é da vertente de esquerda e apoiou a candidata do partido democrata Kamala Harris, derrotada nas urnas. Trump, por sua vez, é da chamada extrema-direita, mesma corrente política do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Congresso
Lula e Trump não se falaram desde as eleições nos Estados Unidos e permanecem sem ter se falado diretamente até esta semana. Mesmo assim, em rede social, Lula parabenizou Trump pela vitória nas urnas.
Seguindo a praxe americana de não convidar chefes de Estado para a posse, com algumas exceções, o comitê de posse de Trump convidou a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, para a cerimônia do dia 20.
Os Estados Unidos são, atualmente, o segundo maior parceiro comercial do Brasil, atrás somente da China. No entanto, ao longo do Século 20, os norte-americanos ocupavam o topo da lista.