A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, se desligou na sexta-feira (26) do cargo que ocupava na instituição, localizada no sul da Bahia. Segundo nota divulgada pela Uesc, o motivo do desligamento foi que, a convite do governador do estado, Adélia irá assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti).
Ainda na sexta-feira, tomou posse o novo reitor da instituição, Evandro de Sena Freire, que era o vice reitor. O professor Elias Lins Guimarães é o novo vice-reitor.
O desligamento de Adélia Pinheiro foi aprovado por unanimidade no Conselho Universitário.
A professora Adélia disse que “trata-se de um novo desafio entrelaçado com o fazer universitário e para o qual tenho clara compreensão que o meu percurso na Uesc me qualificou”.
“Por fim, ainda que responsável por meus atos e decisões, como agente pública, firmo o compromisso com a minha instituição de origem, a Uesc, de sempre atuar no interesse público, em defesa da produção e socialização do conhecimento, inovação e tecnologia, contribuindo com o desenvolvimento da sociedade de forma sincera, respeitosa e afetuosa”, acrescentou.
As deliberações do Conselho Universitário da Uesc serão levadas ao governador Rui Costa para homologação e efetivação dos atos.