sábado 23 de novembro de 2024
Home / CURIOSIDADES / Reino Unido: nasce primeiro bebê com DNA de três pessoas no país
sexta-feira 12 de maio de 2023 às 06:46h

Reino Unido: nasce primeiro bebê com DNA de três pessoas no país

CURIOSIDADES, NOTÍCIAS, SAÚDE


Os primeiros bebês com DNA de três pessoas nasceram no Reino Unido depois que médicos experimentaram um procedimento inovador de fertilização in vitro na esperança de impedir que os bebês herdassem doenças genéticas raras.

A técnica, chamada de tratamento de doação mitocondrial (MDT), usa tecido de óvulos de doadoras saudáveis ​​para criar embriões de fertilização in vitro sem mutações prejudiciais que as mães passariam para seus filhos, informou o The Guardian pela primeira vez.

A legislação aprovada em 2015 tornou o Reino Unido o primeiro país a permitir o procedimento , que impede mulheres com problemas ligados às mitocôndrias, estruturas produtoras de energia fora do núcleo de uma célula, de transmitir defeitos para seus filhos.

Dois anos depois, a Newcastle University, da Grã-Bretanha, tornou-se o primeiro e único centro autorizado a realizar o procedimento. Os primeiros casos foram aprovados em 2018.

Os cientistas esperam que tal procedimento ajude as pessoas a evitar a transmissão de defeitos genéticos para seus filhos. Os defeitos genéticos podem resultar em doenças como distrofia muscular, epilepsia, problemas cardíacos e deficiência intelectual.

Cerca de uma em cada 200 crianças nascidas na Grã-Bretanha nasce com um distúrbio mitocondrial. Houve 32 pacientes aprovados para receber tal tratamento.

Ao conduzir o procedimento em mulheres com mitocôndrias defeituosas, os cientistas retiram o material genético de seu óvulo ou embrião e o transferem para um óvulo ou embrião doador que possui mitocôndrias saudáveis, mas teve o restante de seu DNA chave removido.

O material genético utilizado do óvulo doado representa menos de 1% da criança criada a partir dessa técnica.

“O tratamento de doação mitocondrial oferece às famílias com doença mitocondrial hereditária grave a possibilidade de uma criança saudável”, disse o regulador em comunicado.

A Universidade de Newcastle disse que em breve publicará detalhes do tratamento.

Apesar de o Reino Unido ter sido o primeiro país a regulamentar a prática, o primeiro nascimento por meio do procedimento do TDM no mundo foi registrado no México, divulgado em 27 de setembro de 2016.

A equipe do cientista norte-americano John Zhang, da clínica de fertilidade New Hope, realizou o procedimento em Nova York, nos Estados Unidos, e criou cinco embriões, mas somente um se desenvolveu normalmente.

À época, ele enviou o embrião ao México, onde foi inserido no útero da mãe, que tinha genes para Síndrome de Leigh, doença mitocondrial considerada fatal. A criança nasceu meses antes do anúncio e sem a doença.

Veja também

Bolsonaristas avaliam que risco de suspensão de delação de Cid era ‘teatro’

A manutenção da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid pelo ministro Alexandre de Moraes, do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!